O mercado digital tem visto a Computação em Nuvem se tornar uma prioridade para lideranças empresariais em busca de eficiência e sustentabilidade econômica, o que acelera processos de Cloud Migration. Um estudo da IDC Brasil, em parceria com o Google Cloud, aponta que 48% dos 120 líderes de TI entrevistados consideram a nuvem uma prioridade, seguida por Machine Learning (44%) e IA generativa (42%).
Isso acontece porque o reconhecimento dos benefícios da Cloud, como redução de custos e incentivo à inovação, tem crescido nas empresas. A tendência de adotar múltiplas plataformas e modernizar aplicativos indica um foco no melhor uso das tecnologias específicas da nuvem, principalmente para adotar melhores práticas também de Desenvolvimento de Software.
Com a Inteligência Artificial abrindo novas possibilidades, como o uso de AIOps para automatizar operações na nuvem e melhorar a governança, espera-se que os investimentos em Cloud Computing e migração para nuvem cresçam ainda mais em 2024.
Mas nem tudo são flores…
De acordo com a Pesquisa sobre Negócios na Nuvem 2023 da PwC, 78% dos executivos dizem que suas empresas já se renderam a Cloud Migration e começaram a usar a nuvem em muitos ou todos os aspectos de suas operações. No entanto, muitos ainda não conseguem aproveitar totalmente os benefícios prometidos, como redução de custos e inovação acelerada. Mais da metade dos entrevistados ainda luta para colher esses frutos.